A LIÇÃO E A MENSAGEM DA SEQUOIA.
Todas as segundas-feiras à tarde nos reunimos na sala 118 da UFPR, ala de Psicologia, para o costumeiro encontro do Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto. Certo dia, eis quem aparece de repente, minha amiga de longa data, Dra. Isabel, uma mulher maravilhosa, daquelas pessoas que quando está do seu lado o aprendizado é muito grande e sempre marcado com histórias que ela conta com prazer e alegria. Naquela tarde ela chegou trazendo uma revista, e depois dos cumprimentos perguntou se conhecíamos as Sequóias, mostrando as imagens incríveis e maravilhosas de uma reportagem. Eu realmente não conhecia e a maioria das pessoas que estava na reunião também não. Ela então explicou que eram árvores gigantes – as maiores do globo terrestre - cresciam na estreita faixa costeira entre o Sul do Oregon e da Califórnia central, a terra dos superlativos. Nascem de uma semente muito pequena e chegam a altura de um prédio de 30 andares. Duram séculos e séculos – chegam...
Concordo com essa frase...mas Nietzche era ateu, não acreditava na continuidade da vida. Ele tinha o conceito que o ser humano só vencia por si mesmo e não precisava de Deus, que Deus era uma fantasia. Participava do "nilismo", ou seja, a crença absoluta no nada. Sempre gostei de estudar os diferentes pontos de vista dos pensadores e filósofos, ele fazia parte da Idade da Razão. Ele achava que sem Deus seríamos mais libertos. Antes do que aconteceu comigo, lia os pensamentos de vários filósofos e conseguia ficar neutra. Agora já não posso. Fui ler Nietzsche e fiquei deprimida, ou seja, a minha "lógica" e racionalidade não funcionam mais agora que sou mãe em luto, as coisas me influenciam, me fazem mal, como a opinião dos céticos. Cheguei até a chorar. Tomei para mim só o lado que devemos ter força em nós, mas isso, que estamos sem Deus, é de deprimir. O bom foi que lembrei de um cientista muito conhecido, Einstein, que provou através da divisão dos átomos (física quântica) que temos uma energia essencial, que não acaba quando o corpo físico se vai. Essa energia eu só posso crer que seja a do espírito.
ResponderExcluirContinuando...já ouvi uma palestra de Divaldo Franco que é como uma resposta muito bem embasada aos incrédulos. E Einsten usou a ciência. O que Nietzsche usou? Achismo.
ResponderExcluirPalestra do Divaldo:
"A resposta para os que não crêem"
http://www.4shared.com/audio/uhOWf8X4/Divaldo_Franco_-_A_Resposta_Pa.htm
Clique no link, você pode clicar no play para ouvir direto ou fazer o download para deixar guardado.Para fazer o download, clique em "download now" logo abaixo, espere terminar os segundos, escolha a pasta que vai salvar e baixe o arquivo. Qualquer dúvida podem me perguntar. Esta palestra me ajudou muito, porque eu sou muito questionadora...e isso me faz sofrer demais.
Ah, copie e cole o link daqui onde você coloca o endereço do site.
ResponderExcluirFATO AMIGOS...O QUE NÃO NOS MATA NOS FORTALECE SIMMM!!!!
ResponderExcluirO NOSSO AMOR AO PRÓXIMO, A PAZ E A GRATIDÃO SÃO ALGUMAS COISAS QUE COM CERTEZA NUNCA NOS MATARÁ E COM CERTEZA TAMBÉM...NOS FORTALECERÁ!!!
FIQUEM NA PAZ!
Márcia Torres
Patrícia, o importante é o significado da frase, saber que depois desta experiência sairemos fortalecidos.
ResponderExcluirabs
Márcia,
ResponderExcluirvocê é uma pessoa de muita luz e grandeza. Parabéns pela iniciativa aí no Rio. Adoramos o blog!!!
abs
Também acho que esta frase por si só já diz muito.
ResponderExcluir