ALGUMAS DICAS PARA VIVENCIAR O LUTO


A EXPERIÊNCIA DO LUTO OU PESAR:
Pessoas enlutadas normalmente têm duas escolhas: elas podem evitar a dor e todos os outros sentimentos e emoções associadas com a  sua perda e continuarem esperando esquecer. Esta é uma escolha de risco, uma vez que a experiência mostra que o luto, quando ignorado, continua a causar dor e sofrimento. A outra escolha é reconhecer o pesar ou o luto, e procurar cura e crescimento. Ultrapassar a perda ou o luto é um trabalho duro e lento. Para que possa haver crescimento é essencial permitir-se sentir a todas as emoções que surgirem, tão dolorosas quanto possa ser, e tratar a si mesmo com paciência e bondade.

SINTA A DOR
Não resista a dor, porque o pesar é uma dor que voltará mais tarde se for ignorada.

FALE SOBRE AS SUAS TRISTEZAS
Ache um tempo para buscar conforto com os amigos que o ouvirão e deixe-os saber que você precisa falar sobre a sua perda.

PERDOE A SI MESMO
Perdoe a si mesmo por todas as coisas que você acredita que deveria ter feito ou dito.

COMA BEM E SE EXERCITE
O luto e o pesar são exaustivos. Para manter sua energia, certifique-se de manter uma dieta equilibrada. O exercício é também importante para manter seu nível de energia. Encontre uma rotina que seja adequada para você, talvez andar a pé ou de bicicleta com alguns amigos, ou sozinho. Limpe sua mente e areje seu corpo.

SEJA INDULGENTE CONSIGO MESMO
Tire um cochilo, leia um livro, vá à manicure, vá a um jogo de futebol, faça alguma coisa sem importância que o distraia e que você ache confortável.

PREPARE-SE PARA AS FESTAS E FERIADOS
Muitas pessoas se sentem especialmente tristes durante estes períodos e as datas de aniversário da morte, podem ser especialmente dolorosas. Mesmo que você pense que se recuperou, essas datas podem trazer de volta alguns sentimentos e emoções dolorosas. Combine alguma coisa com os familiares e amigos com os quais você se sinta bem. Planeje atividades que dêem a você uma oportunidade de marcar o aniversário.

Comentários

  1. Agradeço a uma mãezinha especial a Veronica, que com todo o carinho nós proporcionou esse blog para divulgar o nosso trabalho do Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto e ajudar outras pessoas que estão vivênciando essa dor com o falecimento de um ente querido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog