A superação da dor e do sofrimento




Todos nós num planeta de provas e expiações convivemos com dor e prazer.  Isso é inevitável.

A questão é o quanto nos apegamos à dor e o quanto nos apegamos ao prazer?

Aprendemos desde muito cedo que temos que evitar o sofrimento e ir à busca do prazer. A única coisa que esquecemos é que, neste nosso mundo, nada é permanente. 

O maior aprendizado que podemos adquirir é transcender a dor. 

Temos que estar alertas e receptivos para perceber o que aquela experiência pode nos ensinar.

Parece fácil e simples de entender, mas a maioria não está preparada para superar o sofrimento. Infelizmente muitos se mantêm na dor por longo tempo, presos a situação que a gerou.  Tudo vai depender da atitude. O sofrimento só será permanente se nos agarrarmos cegamente a ele, sem permitirmos que nenhuma outra realidade possa surgir em nossas vidas.

Segundo o Dr. Julio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociência e autor do livro “Trauma e Superação” que deu nome a este título:

“A teoria da ‘Reação universal ao trauma’ foi relativizada a partir de estudos que mostram um grau de variedade individual em processar os eventos ocorridos durante a vida e as emoções básicas. Muitas vítimas de agentes estressores procuram apoio profissional, literatura, apoio de amigos, enquanto outros enfatizam o silêncio, o isolamento, o colapso e ou a vitimização.”

Essa não exteriorização do sofrimento e a negativa em procurar ajuda, é o principal fator que colabora para a perpetuação do sofrimento.

“A memória traumática pode alterar o equilíbrio psicológico, biológico e social de um indivíduo, matizando suas futuras experiências com o desenvolvimento dificultoso de processos cognitivos.

A lembrança específica de episódios ocorridos pode disparar a formação de padrões defensivos de comportamento (por exemplo medos exarcebados em situações que não mais oferecem riscos), que se tornam inapropriados ao momento atual, trazendo desajustes significativos à vida cotidiana.”

Para ler o texto completo clique aqui

Comentários

  1. Olá querida amiga,
    A vida é feita de provas e expiações, dor e sofrimento são inevitáveis, mas com muita perseverança e fé podemos superá-los. Não devemos desanimar, o Pai está ao nosso lado. As provas nos ajudam a crescer e é preciso saber tirar proveito dos momentos difíceis que enfrentamos em nossa caminhada terrena. Que saibamos extrair desses momentos lições preciosas e aprendizado para a nossa vida.
    Tenha uma semana iluminada e feliz!
    Beijos no teu coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga...
    Obrigada pelas palavras cheias de carinho...
    Realmente os nossos sofrimentos são inevitáveis e para nosso não podemos coloca-los na porta de ninguém mais tudo o que nos acontece e para o nosso crescimento principalmente o espiritual e valorizar a nossa vida e as pessoas que nos cercam e nos rodeiam..
    Amiga o meu lep top veio hoje da revisão e não estou achando os acentos por favor me perdoe na próxima prometo que vai tudo certo...
    Bjs amiga uma semana de muita LUZ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog