15 anos dos Amigos Solidários na Dor do Luto





Hoje dia 6 de Outubro o grupo Amigos Solidários na Dor do Luto, esta completando 15 anos, Agradecemos muito a vida da sua fundadora como chamamos carinhosamente de Rosana,  como ela mesmo fala somos uma família de cinco, com três  filhos. O seu primogênito Carlos faleceu com 18 anos vítima de um tumor no cérebro.
“Eu não o perdi, mas devolvi, para o Pai…” diz Rosana.
Inspirada na experiência de pessoas que formaram grupos na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos para lidar com o luto, decidiu formar um grupo aqui em  Curitiba, na esperança de ser um instrumento da compaixão do PAI para as pessoas enlutadas.
  Refletiu e estudou muito sobre o tema, durante 4 anos e fundou o grupo no dia 6 de outubro de 1998. Sendo uma pessoa de muita fé, dedicou esse grupo para Nossa Senhora das Dores. Foi a maneira que ela encontrou para celebrar a vida de Carlos entre nós.
Quando eu fiquei sabendo do grupo através de uma grande amiga, a Jocil - que perdeu o filho  Felipe com 14 anos na época - que estava frequentando o grupo. Como eu estava passando por uma dor profunda com o falecimento do meu neto Saulo - também  com 14 anos e a coincidência de ambos terem feito a primeira comunhão juntos.
Depois de alguns anos do seu falecimento ela me convidou para ir  a reunião. Lá fui tão bem acolhida que  disse para mim mesma: “Aqui é o meu lugar, onde eu vou trabalhar” e isso já faz 11 anos!
Por motivo de saúde e outros compromissos, Rosana veio falar comigo e disse: “É só para você que tenho confiança de entregar esse grupo”.
Quando eu entrei na sala ela pensou consigo, essa é a pessoa para quem  vou entregar o grupo.
As reuniões eram em um salão do lado da Igreja do Bom Jesus, antes das reuniões ela se ajoelhava e rezava e pedia para que aparecesse a pessoa certa. Deus ouviu suas preces.
Hoje dedico uma grande parte do meu tempo para o grupo, que tem sido uma benção na minha vida e das pessoas que o frequentam.
Temos um grupo de mães que me ajudam, eu sempre digo, tem que ter uma cabeça e um corpo para responder pelo grupo, mas  preciso dos braços e pernas que são as mãezinhas que me ajudam.
Só podemos fazer alguma coisa para os outros se os outros nos ajudarem...
A plantinha que a Rosana me entregou com tanto carinho, eu cuido com o maior amor e esta está crescendo e dando novas mudinhas por todo esse mundo de DEUS, através dos amigos do Blog, e da mídia que nos ajuda com a divulgação.
Agradeço a todos que me ajudam, `a Universidade Federal do Paraná que nos cede o espaço para as nossas reuniões, `as psicólogas, mestres, e aos alunos que nos apoiam com os atendimentos individuais para as pessoas enlutadas..
É muito gratificante quando você ouve os testemunhos no que o grupo fez de melhor em duas vidas.
A vida nunca mais será a mesma sem o seu ente querido que partiu antes de nós, mas temos que ser sobreviventes pelos que ficaram e precisam de nós inteiras e não vítimas...
Obrigada Rosana, espero  sempre poder dar mais e mais de mim  junto com essas mãezinhas especiais....
Muitas bençãos para sua família e o meu eterno agradecimento.

Carlos, filho da Rosana


Zelinda De Bona ( coordenadora do grupo ASDL) e minhas amigas e (os) que colaboram  com muito amor e carinho..

Comentários

  1. Querida Zelinda: com toda certeza, a Rosana não poderia colocar em melhores mãos a plantinha que vinha cultivando ao longo do tempo. Tinha que ser para você! Estive percorrendo seu espaço, lendo os artigos, depoimentos, onde o incentivo maior é uma homenagem à vida, uma forma de cultuar a memória dos entes que partiram e que tantas saudades deixaram. Enterneceu-me os Natais solidários, as fotos onde os sorrisos dizem da gratidão e alegria de corações simples, encantados com a perspectiva de uma comemoração natalina com um pouco mais de conforto e esperança. Emocionou-me também sua entrevista e ficou-me gravada uma frase que diz tanto de sua luta e empenho em minorar a dor de tantos semelhantes: a gente não faz milagre no grupo, mas andamos lado a lado com estas pessoas.
    Não existe, amiga, nada mais confortador do que sentir que se tem ao lado uma pessoa que realmente se importa, que a mão estendida vem, não apenas para entrelaçar os dedos, mas principalmente para doar. Seu trabalho é lindo! É produtivo! E é acima de tudo um incentivo, pois pessoas como você iluminam tudo ao redor pelo simples fato de existirem. Com certeza estão nascendo lindas flores ao longo do seu caminho, plantadas por suas mãos tão ricas de bondade e carinho, obedecendo ao apelo do seu coração tão doador, e por uma alma tão generosa que certamente é iluminada com as bênçãos mais preciosas do bondoso coração do Pai. Parabéns a você e ao seu grupo e que a comemoração do aniversário coloque no olhar de cada uma de vocês a estrela de amor que os entes que partiram estão a enviar do lugar mais bonito e iluminado do céu, onde certamente estão.
    De minha parte ficam sorrisos, estes que você mesma colocou no meu coração quando permitiu que eu conhecesse uma obra de tão delicada e importante doação.
    Na certeza de que aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós, ficam os meus votos de que o eco dos ‘parabéns pra você’ que muitas vezes cantamos por ocasião dos aniversários chegue ao coração de cada participante do grupo, entoado na doce voz daqueles anjos que estão lá de cima olhando tudo com um doce olhar de amor e gratidão.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena querida..
      Nada é por acaso não existe coincidências mas sim providencias. me emocionei muito com o teu comentário e as palavras tão cheias de amor, chorei ainda bem que a lagrima não tem cor..
      Quando fazemos um trabalho com amor é muito gratificante e nos renova todos os dias, não é facil trabalhar com a dor do luto a dor da alma..
      Rezo muito para o Espirito Santo e ele e o meu neto que está ao seu lado me iluminam, colocam as palavras certas na minha boca e no meu coração.
      Eu Zelinda não tenho nenhuma formação acadêmica aplico na minha vida o que ela me ensinou muitas vezes com muito sofrimento outras com muitas alegrias, o importante que estamos fazendo algo para o próximo..
      Obrigada mais uma vez e pela nossa querida Ilca, que nos proporcionou esse encontro....
      Com carinho Zelinda

      Excluir
  2. Olá minha amada Zelinda!
    Estou muito feliz por estar aqui hoje, comemorando com você este dia maravilhoso e tão especial. Parabéns a você e a todos que fazem parte do seu grupo, por completar mais um ano desse trabalho tão nobre e dignificante, e que vc realiza com tanto amor, carinho e dedicação. O sucesso é merecido. Você é uma pessoa iluminada por Deus! E, eu poderia falar muito mais de você, mas não é necessário, faço minhas as lindas palavras da querida Helena e assino embaixo! Pois é amiga, não tive dúvidas quando te falei que senti que ela era, e realmente é, uma pessoa especial e abençoada, que veio trazer alento ao meu/nosso coração.
    Peço a Deus que sempre te cubra de bênçãos e de muita Luz para continuar na caminhada.
    Um beijo e um abraço muito carinhoso. Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida amiga...
      Fico muito feliz que está compartilhando comigo e o pessoal do grupo, nesta data tão importante na minha vida..
      Obrigada pelo seu carinho e pelas suas palavras que fazem muito bem para a minha alma.
      Não é fácil trabalhar com essa dor tão profunda a dor da alma que vc conhece e convive com ela.
      Quando fazemos com amor e querendo o bem do próximo o Espirito Santo, nos orienta coloca na nossa boca, as palavras certas na mente e nos nossos corações é muito gratificante, quando vemos as pessoas querendo melhorar e encontrar um novo sentido para uma nova vida como sobrevivente.
      A vida nunca mais será igual, mais tem que ser vivida pelos que ficaram e precisam de pessoas inteiras do seu lado e nunca pela metade.
      Vamos viver só por hoje, o ontem foi passado, e o amanhã nem sabemos se estamos aqui...

      Excluir
  3. ZElinda,
    Parabéns pelos 15 anos e pelo trabalho maravilhoso que você vem fazendo nestes últimos tempos. Continue que aqui estamos te dando todo apoio. Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nazir..
      Vc está sempre presente em todos os momentos da minha vida sempre me apoiando e ajudando e me fortalecendo caminhado ao meu lado e muitas vezes quando me sinto cansada me oferece o seu colo com muito carinho e com palavras cheias de ternura..
      Te amo meu Anjo da Guarda.. Bjss amor.

      Excluir


  4. Zelinda parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz, que Deus continue te abençoando muito.
    Sirlei Travessoli .UAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirlei minha amiga da faculdade UAM obrigada pelo e-mail que me enviou e resolvi colocar no blog pelas lindas palavras, sei que é de coração...
      Bjss te amo....

      Excluir
  5. Cara Zelinda

    Nós nos beneficiamos muito convivendo com o Grupo, ainda vamos voltar outras vezes.
    Queremos lhe parabenizar e agradecer pela dedicação e doação que tem dado a esta causa. Temos
    certeza que sem a presença de anjos como você e outros amigos e amigas, a dor seria muito maior.

    Grande abraço de Alzira e Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alzira e Bernardo..
      Recebi seu e-mail, e estou colocando no nosso blog, obrigada pelos suas palavras tão carinhosas, que me deixaram muito feliz..
      Para vcs meus amigos queridos a minha Amizade e o meu Amor..
      Amo vcs Deus abençoe sua família com muita LUZ..
      Meu eterno carinho...
      Amo vcs..

      Excluir
  6. Querida e amiga de tão distante e ao mesmo tempo tão perto...

    Com certeza DEUS mais uma vez tocou no seu coração e assim você fez a vontade DELE e a Rosana parabéns Zelinda é sim a pessoa certa!
    Você é mensageira,você é conselheira e suas palavras nos tocam tão fundo que confesso me emociono toda vez que falo de você e olha que não é pouco não viu?
    Sabe Zelinda quando enfrentamos uma perda dessa proporção perdemos o chão,a luz se apaga,as pessoas se tornam diferentes conosco,tudo fica sem chão e você sem razão pra viver,embora ainda muitas tenham outros filhos,enfim parece que naquele momento aquele que partiu precisa de ti mais do que ninguém.
    Então eis que DEUS coloca pessoas especias em momentos delicados e difíceis da nossa vida e posso falar com toda certeza...
    VOCÊ FOI E É ESSA PESSOA NA MINHA VIDA...
    E NO MOMENTO QUE PENSEI NÃO TER MAIS NINGUÉM QUE ME ENTENDESSE QUE ESTAVA DIFÍCIL SUPORTAR...SURGE VOCÊ,SEM ME JULGAR USOU DE PALAVRAS DOCES PRA QUE EU PUDESSE NÃO DESISTIR.POR ISSO MINHA AMIGA,MUITO OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra minha filhota do coração...
      Cheguei agora da nossa reunião quase 18 hs, bastante cansada, e me deparei com o seu comentário, que me deixou renovada com palavras tão carinhosas.
      Faço esse trabalho com muito amor e procurando dar o melhor de mim para ajudar essas pessoas que estão sofrendo com essa dor do luto..
      Sou muito grata a Deus por ele me ajudar eu Zelinda não tenho nenhuma formação só o que a vida me ensinou muitas vezes com sofrimentos outras com muitas alegrias, sempre procurando tirar os melhores ensinamentos que a vida nós oferece..
      E cada dia aprendendo mais e mais como novos amigos que só conheço virtualmente através do blog, e parece que já somos há muito tempo.. como vc que é muito grande essa afinidade, desde o dia que te conheci pelo Blog Anjo Meu..
      Sei que o Saulo lá de cima me da muita força, e esta sempre do meu lado me ajudando com muita Luz e me orientando com o grupo..
      Um grande abraço no maridão e no Ro , e para vc todo o meu carinho..
      Bjss. te amo...


      Excluir
    2. Também te amo...Boa noite!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog