Cada pessoa é única



As teorias sobre a duração das fases do luto são apenas teorias. 
São simplesmente um guia que ajuda saber em que estágio nos encontramos. 
Cada pessoa é única e deve escolher o seu próprio ritmo. 

É preciso saber que o nosso luto é só nosso. Ninguém jamais o viveu ou poderá viver por nós. É à nossa maneira e ao nosso ritmo que teremos que o resolver. 

Muitas vezes, os familiares e amigos têm tendência a nos impor uma determinada forma de fazer a nossa caminhada. 
Alguns, incapazes de suportar o sofrimento, diz-nos que é para não chorar, para tentar, esquecer, para aceitar... 

Não precisa dar ouvido a uns e a outros. Nem sempre eles entendem da nossa dor. 
Você mesmo tem condições de saber se está no caminho certo da cura. 

Como saber isso? 
Quando: 
Queixo-me menos da minha dor. 
Começo a ter interesse pelo que me rodeia. 
Os meus pensamentos são mais claros. 
Julgo com mais segurança. Há maior constância naquilo que sinto. 
Voltei a me concentrar. 
Tenho mais interesse pelo trabalho. 
Sinto um novo gosto pela vida. 
Redescobri um livro que já tinha esquecido há muito tempo. 
Surpreendi-me a rir com uma cena de um filme à qual, anteriormente, não acharia graça nenhuma. 

Quando você sentir que está tomando consciência destas alterações, então, pode dizer: 
”Eu estou no bom caminho." 

Jean Monbourquette 

Comentários

  1. Zelinda querida,
    Muito bom esse texto! É verdade amiga, cada pessoa reage de forma diferente à perda, ao luto, cada um de nós vive esta dor de acordo com sua estrutura emocional. Não é fácil, é uma luta diária, árdua, mas, lentamente, estou conseguindo ultrapassar as várias fases deste processo doloroso, vencendo a cada etapa, procurando transformar a ausência da presença física nas doces lembranças que me confortam. Mais um degrau e eu chego... a esperança vive comigo, em cada passo, em cada novo dia.
    Beijos, minha amiga... e obrigada pelo teu imenso carinho para comigo e o meu Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga..
      Obrigada pelo comentário, vc se expressou muito bem com palavras certas, cada um é cada um, infelizmente temos que viver todas as fazes, mas encontramos dentro de nós mesmos a solução e o tempo de vivenciar o luto..
      O momento é nosso a dor é nossa temos que encontrar esse final, de que maneira não sabemos mas vamos encontrar...
      Amiga estamos rezando pelo vcs e pelo seu irmão..
      Bjs te amo .. Um abraço no Thiago....

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog