O texto que segue foi retirado do livro NA CURVA DO CAMINHO, testemunho de pais da A NOSSA ÂNCORA Apoio a Pais em Luto, de Portugal, 2005, escrito por Maria Emília Pires, 59 anos, fundadora e atual presidente da Associação. Ela, como muitos de nós, perdeu sua filha Mónica, de 18 anos num acidente de automóvel.

...é muito bom sabermos que há alguém, em alguma parte que se preocupa e sofre conosco. Na dor e no sofrimento fazem-se grandes amizades, porque compreendemos muito bem e sentimos, na nossa própria pele e no nosso coração a dor dos outros.
...
Frases feitas, ditas por aqueles que têm pena de nós e nos vieram acompanhar. Mas nós não queremos que tenham pena. Queremos o nosso filho ou a nossa filha de volta. Porque é que os levaram? Para onde os levaram? Temos que nos segurar para não ir buscá-los. Quereríamos apertá-los contra nós e soprar-lhes vida de novo.
...
A sociedade em que vivemos recusa-se a falar da morte. Tem um comportamento diferente para com aqueles a quem de alguma forma ela tocou. Entre os homens, raramente se abordam assuntos onde transpareçam os sentimentos. É terrível viver numa sociedade que nos obriga a representar um papel impeditivo de ser quem verdadeiramente somos, em toda sua dimensão.
 

Por isso a ajuda de um grupo de apoio é de suma importância para quem está vivenciando o luto.   O Grupo Amigos Solidários existe para dar o carinho, o apoio, a atenção e a compreensão que o enlutado necessita nesta fase tão difícil que está passando.
fonte: grupo casulo

Comentários

  1. Trabalhar com um grupo de acolhida e ajuda para ás pessoas que estão vivênciando essa dor tão profunda que é a dor da alma não
    e facil muitas vezes somos até descriminadas, muita spessoas até acham que gostamos de sofrer,mas alguém ter que fazer isso obrigada meu Deus por me orientar e estar disponivel,para escutar e caminhar lado a lado com essas pessoas dar um abraço e encostar os nossos corações para que possam bater juntos e sentir a solidáriedade e o amor do próximo.
    A dor e igual em todas as partes do mundo, doiiiiii e doiiiiiiiii muitoooooooooooo
    Com carinho Zelinda De Bona

    ResponderExcluir
  2. NA ESSÊNCIA DA PALAVRA...O acolhimento vai acontecer em um espaço relacional construído pelo diálogo, onde a escuta sensível sempre estará presente. Implica, portanto, que dois ou mais sujeitos irão compor este espaço através de um objetivo comum, de um interesse. E, neste contato, é importante que a empatia também possa estar presente como uma estratégia que oportunizará “PENETRAR NA EXPERIÊNCIA DE OUTRA PESSOA EM UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO (...)PARA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS” (BURGESS in BIESTEK, S.J., 1965, p.7.).
    Texto maravilhoso,parabéns amigos.
    Concordo com ZeLinda...a dor é igual em todas as partes do mundo!!!
    Com carinho,
    Márcia Torres

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o texto... Amigos a perda de uma pessoa amada é muito dolorosa, é como um espinho cravado na carne no lugar onde nossas mãos não podem alcançar para tira-lo, perdi minha tia, pra mim mais do que tia... uma mãe, uma irmã, uma parte de minha alma mesmo. Domingo de páscoa, em plena reflexão sobre a ressurreição e um ente querido se despede deste plano... Já se passaram sete dias e a dor ainda é a mesma. Estou sendo confortado por familiares e amigos mais próximos, sinto que não posso fraquejar mas a dor e a saudade invadem minha alma sem pedir licença, que bom que já posso desabafar... dos meus olhos as lágrimas caem a cada momento que lembro de um fato comum ou algo de maior profundidade... Lembro do perfume, da voz, do olhar, da roupa, da forma com que caminhava, da sua reigidez como mulher e também do teu sorriso que embreagava a tristeza. Sou forte, sei que sou, mas, a dor é tanta, a saudade é tanta que durmo na esperança de ser acalentado por ela em meus sonhos e devaneios...

    ResponderExcluir
  4. Emmerson, que lindo esse amor por sua tia! a saudade dói muito mesmo... é o amor que fica, dizem... Sabe, as lembranças que vc tem são suaves, lindas que, com certeza estão fazendo muito bem para a sua tia, além é claro de acalentá-lo em seus sonhos...Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. MUITO LINDO O TEXTO, PARABÉNS.
    Estou te seguindo aqui, da uma passadinha no meu também. http://rhayssalins.blogspot.com/

    bjooss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog