Quando eu era menino, vi minha mãe levar um tombo quando estava tendo alta no hospital. Fiquei apavorado e pedi que ela voltasse para cama. Minha mãe contemplou o meu pequeno rosto assustado e disse: “ As pessoas caem mas depois elas voltam a se levantar. A vida é assim.”
Sob muitos aspectos, as perdas são semelhantes às quedas...
Ninguém escapa de algum tipo de perda. No início, uma família pode se ver no caos devido a uma perda e parece se desestruturar. Mas o tempo recompõe de uma forma diferente e na maioria das vezes mais rica.
 A cura da perda envolve muitos passos. Não se force a viver plenamente a dor da perda. Deixe que o processo se desenrole no seu ritmo. Viva a negação se for preciso. Não se censure e nem se importe com a censura dos outros, lembrando-se que você experimentará seus sentimentos na hora devida. Você descobrirá que a única maneira de escapar da dor é através da dor...
Ao observar as pessoas que têm uma doença incurável lidarem com a perda, percebo quase sempre o mesmo processo. No início, elas tiram muitas fotos de si mesmas, como se dissessem: “Eu estive aqui.” Depois, à medida que a doença progride, elas param de tirar tantas fotos porque compreendem que o retrato não é garantia de permanência: no melhor dos casos, as imagens acabarão sendo passadas para gerações de pessoas que nunca se conheceram. Descobrem que o que mais importa é o amor que existe nelas e naqueles que elas amam. Descobrem que é possível transcender parte da perda e aquilo que há de fundamental em si mesmas e naqueles que amam não é perdido. Podem até aprender que o que realmente importa é eterno e é nosso para sempre. O amor que você sentiu e o amor que você deu nunca é perdido. 

“Os segredos da vida” de Elisabeth Kubler-Ross e David Kessler, Ed.Sextante

Comentários

  1. Excelente artigo!
    Conheci essa autora quando trabalhava em hospital e atendia pessoas em estado terminal.Ela foi uma pessoa especial e seus livros são um achado para pessoas que lidaram ou lidam com a perda "esperada" ou "inesperada".Bjus.,a todos que passam ou passaram por perdas, mas não desistiram de viver por acreditarem que Deus tem um plano para todos.Rosangela-RJ.

    ResponderExcluir
  2. A vida não dá nem empresta,não se comove nem ajuda.
    Tudo o que ela faz é Retribuir e Transferir....
    Tudo aquilo que nós oferecemos.
    Deus na sua infinita sabedoria nunca disse que a vida seria facil:
    Ele simplesmente prometeu que valeria a pena.
    Zelinda de Bona.

    ResponderExcluir
  3. Lindo este texto.. Realmente nossa vida é um segredo. Não sabemos o que o futuro nos reserva mas, se confiarmos em Deus, sabemos que ele reserva o melhor para nós, mesmo que em certos momentos isso parece o pior.
    Sinthia

    ResponderExcluir
  4. Sinthia, é com este pensamento que devemos seguir sempre.
    obrigada por compartilhar este sentimento conosco.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Texto excelente...este blog está muito bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog